Arquiteto: Quer mais clientes para o seu escritório?

Por Bruno Macarini, diretor de comunicação da BG

Conheça 6 dicas que arquitetos utilizam para aumentar o fluxo de clientes em suas empresas

Com novos profissionais do segmento de arquitetura surgindo no mercado em progressão geométrica, você pode se perguntar constantemente como vai conseguir se manter ativo na profissão, conquistando novos clientes, mantendo qualidade e valores competitivos, não é mesmo?

Arquiteto-clientes-escritorio

Você também já se pode ter se questionado quais estratégias os grandes escritórios ou marketeiros da arquitetura e decoração utilizam para fidelizar seus fregueses e ainda conseguir indicações. Esse texto traz 6 dicas para você, arquiteto, sair na frente e criar autoridade no seu nome e na sua marca, se destacando no google e dominando o segmento. 

1 – Site

Já passou da hora de você sair do anonimato e deixar de ter um cartão de visita físico, em que seu único contato é um email @gmail ou @hotmail. O site é o cartão virtual, em que estarão presentes todas as informações sobre sua empresa, seus projetos e até depoimentos de seus clientes. Mas ter um site e não mantê-lo atualizado, não é uma boa estratégia. Os novos sites precisam ser alimentados constantemente, com conteúdo dinâmico e adaptável para diferentes plataformas. Arquitetos de sucesso possuem páginas que abrem no celular e no desktop, com imagens bonitas e um layout bem pensado. Isso mesmo, selecione só as melhores imagens para colocar no seu cartão de visitas virtual. E não se esqueça: o cuidado com a linguagem é fundamental, faça sempre revisões e tenha um profissional de confiança ao seu lado.

Caso precise de inspiração, dê uma olhada em alguns exemplos modernos: www.bgcomunicacao.com.br/sites

 

2 – Blog

O seu site precisa de conteúdo rico, educativo e que agregue valor para o seu cliente e não há nada melhor do que um blog para suprir essa necessidade. Que tal escrever, a cada 15 dias, por exemplo, um artigo sobre dicas de reformas ou contar uma história bacana sobre a transformação de uma casa? Ou, quem sabe, pedir para aquele seu cliente especial relatar as experiências positivas que teve no seu projeto? Isso vai gerar fluxo de clientes para o seu escritório de arquitetura. É importante ter conhecimentos básicos de SEO, para utilizar as palavras-chave certas, nos lugares certos, em cada post. Crie estratégias para gerar leads, coletando contatos de pessoas interessadas pelo seu serviço, e alimente esse interesse de compra do público com mais conteúdo, com novos posts frequentes que também podem ser encaminhados por e-mail marketing

 

3 – Facebook

Já passou o tempo em que era necessário fazer cinco posts por dia para engajar seu público no Facebook. Escreva três posts bons por semana, com conteúdo interessante, e invista em Facebook Ads. Isso mesmo, invista em suas redes sociais para atingir exatamente quem você precisa. Mas calma, não é necessário gastar demais! Um bom post, com um conteúdo planejado, pode ter uma boa entrega na timeline do seu público com pouco dinheiro investido. Use somente imagens bonitas, escreva um texto coeso e direto, com poucos caracteres, e pesquise sobre tendências de assuntos. O Google possui uma ferramenta chamada Google Trends que pode lhe ajudar nessas pesquisas.

 

4 – Instagram

O Instagram pode ser, para você arquiteto, a melhor rede social hoje em dia. Imagens profissionais de projetos, hashtags bem pensadas, conteúdos diferentes como InstaStories e vídeos fazem diferença e os likes orgânicos bombam! Siga perfis de revistas de arquitetura e decoraçãointeraja com essas páginas e, quem sabe, seu projeto pode ser destaque lá, repostado por um perfil com muitos seguidores interessados no assunto. A assessoria de imprensa digital é um caminho mais fácil para conseguir estar presente em mídias espontâneas como esta, incluindo os perfis de Instagram de influenciadores digitais. Mas, caso você prefira buscar esse relacionamento por si só, dedique tempo, mantenha o foco, faça textos objetivos, não exagere no textão (16 palavras estão de bom tamanho), atualize a sua Bio e capriche no tratamento das imagens. Um bom planejamento e análises de métricas e horários com maior audiência contribuem na sua frequência das suas postagens. 

5 – Youtube

O Youtube é o segundo maior buscador de conteúdo na internet e, cada vez mais, as pessoas estão diariamente consumindo conteúdo em vídeos. Ao contrário do que muitos pensam, fazer vídeos não exige, necessariamente, uma super produção. Muitos canais do YouTube começam com materiais gravados em celular ou em câmeras simples. Desde que o vídeo tenha um bom enquadramento, com imagem focada, edição básica e um conteúdo interessante para o seu público, ele pode fazer sucesso! Mas, caso você possa e queira investir, existe no site da Canon, por exemplo, um kit chamado Youtuber, que custa pouco mais de 2 mil reais e vem com o equipamento perfeito para criar vídeos em casa. Para atingir mais pessoas, os vídeos podem ser impulsionados e divulgados em maior escala. Quanto mais acessos nos seus materiais, mais indicado pela plataforma seu canal se torna. Para um trabalho mais profissional, também existem empresas, como a BG Comunicação, que realizam esse serviço de criar e alimentar canais de YouTube, com algo dedicado e pensado para você e sua marca.

 

6 – Inbound Marketing

As novas tendências do mercado mostram que o tradicional não funciona mais. Fazer mídias sem acompanhar, promover ações sem monitorar ou ter estratégias sem sustentação não trazem resultado. O Inbound Marketing é a gestão de tudo isso, é a estratégia que visa atrair o interesse das pessoas, e tem como base 3 pilares: SEO, Marketing de Conteúdo e Estratégias em Redes Sociais. Para saber mais sobre o conceito do Inbound, acesse esse link. Com simples técnicas aliadas à muita criatividade, seus resultados e faturamento podem triplicar. Planeje, invista e cresça até 10% a cada mês, conquistando cada vez mais clientes para o seu escritório de arquitetura.

  

DICA CONCLUSIVA PARA ARQUITETOS 

Com planejamento, é possível começar hoje mesmo a colocar em prática essas estratégias diferenciadas para o seu escritório. Mas não adiantar fazer algo pela metade. É necessário analisar com calma as métricas das plataformas digitais que você já utiliza e não se limitar ao Facebook. Limitar seu profissional de marketing digital ou sua assessoria de imprensa à alimentação de seu Facebook e Instagram é um erro e, provavelmente, um dinheirão jogado fora. 

 

Estude bastante cada ponto listado e, caso precise de ajuda, conte com os serviços da BG Comunicação. A BG Comunicação é pioneira e dedicada ao mercado há 6 anos.

Temos uma equipe profissional dedicada, focada em resultados para empresas e que conhece o segmento de arquitetura e decoração

 

Caso você seja novo no assunto e prefira experimentar como tudo isso funciona, a minha dica é o BG Assessoria Express , um serviço online e sem contrato, pago por cada job realizado.

 

Você, arquiteto, designer, engenheiro, que trabalha com design de interiores, projetos arquitetônicos, engenharia ou paisagismo e quer ter essa experiência, nós estamos à disposição para lhe atender com as mais novas técnicas de marketing digital. Envie um e-mail para bruno@bgcomunicacao.com.br e saiba mais.